segunda-feira, 11 de julho de 2011

Viver da providência

“Se o Senhor não construir a casa, seus construtores trabalharam em vão. Se o Senhor não guardar a cidade, a sentinela vigia em vão” (Sl 127, 1).”

Muitas vezes pensamos que tudo está dando certo em nossa vida por nossa causa, por nosso trabalho, nossa capacidade, quando, na verdade, Deus é o construtor e tudo.

Se o Senhor não for o construtor da casa, seus construtores, seus pedreiros, seus mestres de obras, nós trabalharemos em vão. Se o Senhor não guarda a cidade, se Ele não é o centro e não está em primeiro lugar... nada acontece!

Deus precisa ser o primeiro! Nossa própria inteligência fez que invertêssemos a verdade e colocássemos Deus a nosso serviço, de acordo com nossas vontades.

O primeiro em seu trabalho precisa ser Deus. Você trabalha por causa dele e não por dinheiro, promoção. Trabalha porque assim Deus fala a respeito da lei do trabalho: “Ganharás o pão com o suor do teu rosto” (Gn 3, 19).

É preciso mudar! Aí está o segredo da transformação de nossa situação econômica. Até hoje estávamos ainda no sistema do mundo – Deus a nosso serviço, ou pior, tentando misturar esse sistema com o de Deus – Deus em primeiro lugar, o que não é possível! Porque se o Senhor, e somente ele não guardar a cidade, sua família, seu casamento, seu trabalho, sua empresa, em vão vigiam as sentinelas.

Se ficarmos no sistema do mundo, temos que suportar todas as suas consequências. É preciso, o mais depressa possível, pular fora desse sistema; ele está matando nossas famílias, nossos filhos, nossos casamentos...

Se você entrou pelo caminho errado, pule imediatamente fora desse sistema. Isso se chama conversão: entramos no caminho certo, no qual Deus seja o primeiro de nossas vidas e de tudo que a envolve. O próprio Deus disse: “Procurai primeiro o Reino de Deus e a justiça de Deus, e tudo mais vos será dado por acréscimo” (Mt 6, 33).

Se você busca Deus em primeiro lugar, tudo o mais lhe será dado por acréscimo. Vida, saúde, comida, roupa, presente e futuro.

É Deus quem providencia! É o Senhor quem constrói a casa, quem guarda a cidade. Nós estamos aqui somente para colaborar, fazendo a parte que nos cabe. Por isso que temos que trabalhar! O segredo é entender que o resultado não está no nosso trabalho. O resultado está em Deus que é nosso Pai.

Nós fazemos nossa pequena parte; quem constrói, quem guarda e conduz é o nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário