quarta-feira, 29 de junho de 2011
Série "Imitando as Virtudes de Maria"
segunda-feira, 27 de junho de 2011
“Guardai-vos dos falsos profetas”
Conta a história que, certa vez, Napoleão Bonaparte respondeu a um de seus soldados, que lhe sugeriu criar uma religião: “Meu filho, para alguém fundar uma religião é preciso duas coisas: primeiro, morrer numa cruz; segundo, ressuscitar. A primeira eu não quero; a segunda eu não posso”
sábado, 25 de junho de 2011
XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Neste Domingo aprendemos que a hospitalidade é recompensada com geração de vida. Também aprendemos que pelo batismo morremos com Cristo e ressuscitamos com ele para uma vida nova. Assim, devemos amar a Cristo antes e acima de tudo. Devemos ainda nos comprometer com ele por meio de seu seguimento, Portanto, irmãos e irmãs, sintamo-nos acolhidos por Deus que nos recebe com imenso carinho e amor neste XIII Domingo do Tempo Comum, onde vemos que a hospitalidade e a acolhida devem nortear a vida do cristão. Hoje aprendemos que devemos fundamentar a construção da sociedade sob a égide da fraternidade e da solidariedade.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Início da Série
sábado, 18 de junho de 2011
Primeira série no blog
Não percam a primeira série do blog: “Imitando as Virtudes de Maria”, que contará com sete postagens entre os dias 22/06 e 10/08, onde poderemos refletir sobre as virtudes de Maria e como podemos “imitá-las” a fim de nos tornarmos pessoas melhores em Cristo, fonte de toda a Graça.
Então se programe:
- Dia 22/06: Profunda humildade e Doçura angélica;
- Dia 29/06: Paciência heroica;
- Dia 08/07: Pureza divina;
- Dia 13/07: Contínua oração e Obediência perfeita;
- Dia 20/07: Fé viva;
- Dia 27/07: Mãe do supremo amor;
- Dia 10/08: Mortificação universal.
Porque comemoramos Corpus Christi?
A celebração de Corpus Christi é uma festa religiosa realizada na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade. É nesta festa que se comemora a institucionalização da Eucaristia. A data foi oficializada pela Igreja em 1264 e São Tomás de Aquino foi um dos seus ardorosos defensores e divulgadores.
O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A festa marca a introdução da Eucaristia nas missas. A palavra 'Corpus Christi', é de origem latina e significa 'Corpo de Cristo', que nas celebrações da Igreja Católica, é a hóstia consagrada.
A elaboração de tapetes coloridos e com flores para a passagem triunfal da Eucaristia é uma tradição surgida na Bélgica no século XIII. Hoje são utilizados borra de café, casca de ovo e muita serragem colorida para a criação dos tapetes, que servem de homenagem à passagem da procissão.
É Jesus salvador que vem até nós para curar nossas chagas. No evangelho vemos aquela mulher que tinha um fluxo de sangue crônico, a saúde dela estava deficitária, como essa mulher sofreu, gastou todo o dinheiro sem nada conseguir. Foi difícil para ela chegar até Jesus, pois ela O considerava santo. Então foi por traz e tocou na barra de seu manto, e Jesus sentiu que uma força curadora havia saído d’Ele.
Talvez você se sinta como essa mulher impura, com medo de chegar até Jesus, mas Ele sabe de tudo, Ele tudo vê. Talvez você se sinta hoje uma pessoa destruída, não por você, mas por alguém, talvez você se sinta como um “cachorrinho”, mas até mesmo um cachorro procura a presença do seu dono.
Jesus está dizendo: tenha fé, confiança, mesmo que você esteja se achando indigno você veio e sua fé te salvou. Deus vai reconstruir sua vida. Ponha sua vida inteira aos pés de Jesus. Você se encontrou com o Sangue de Jesus que pode te salvar.
Domingo da Santíssima Trindade
No domingo dia 19/06 celebramos a festa da Santíssima Trindade, Deus, no seu grande amor, enviou seu Filho ao mundo para comunicar a vida eterna a todos que nele creem.
Este "mundo" tem uma estrutura que se opõe a Deus, mas Deus vem, com amor, para transformar e libertar este mundo. O mundo é criação de Deus e Deus dá seu Filho único ao mundo para elevá-lo à plenitude da paz e da vida eterna. O Filho é a "luz do mundo" (Jo 1,9; 3,19; 8,12; 9,5; 12,46), e Jesus dá a vida pelo mundo (Jo 6,33). "Deus amou tanto o mundo que deu seu filho único", enviando-o pela sua concepção no ventre de Maria, na encarnação.
Jesus, o novo Adão, já é a realidade da nova humanidade: é o homem que, na condição de filho de Deus, já é divino e eterno. O fruto do amor não é a condenação, mas a libertação de toda opressão, que é realizada por Deus com o dom gratuito da vida eterna, e alcançada pela fé.
Deus é amor! Deus envia seu Filho Jesus não para julgar e condenar, mas como portador do amor divino, no Espírito Santo, para comunicar a vida aos homens e mulheres. É um renascer para a eternidade, é a ressurreição.
Os discípulos eram do mundo, mas foram libertados de seu poder e de sua ideologia, perniciosa e maléfica, pela adesão ao projeto de Jesus. Eles são a semente da libertação do mundo. O crer é a porta para a vida eterna. Crer no nome do Filho é seguir Jesus. É ser portador da misericórdia e da vida ao mundo. É testemunhar e viver o amor na comunidade. É desvelar a presença do amor de Deus no mundo.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Fique atento!!!
- Todos os Sábados uma reflexão do evangelho;
- Todo dia 1º de cada mês um pequeno fórum de discussões com duração de 7 dias;
- Toda semana novas postagens;
- As postagens especiais serão avisadas com antecedência.