quarta-feira, 29 de junho de 2011

segunda-feira, 27 de junho de 2011

“Guardai-vos dos falsos profetas”

Conta a história que, certa vez, Napoleão Bonaparte respondeu a um de seus soldados, que lhe sugeriu criar uma religião: “Meu filho, para alguém fundar uma religião é preciso duas coisas: primeiro, morrer numa cruz; segundo, ressuscitar. A primeira eu não quero; a segunda eu não posso”
Desde que o trigo do Evangelho foi semeado no chão da humanidade por nosso divino Redentor, o maligno se apressou em espalhar o joio das falsas doutrinas e das falsas religiões, para afastar o povo da verdadeira Redenção.
Só Jesus pode estabelecer uma Religião e instituir uma Igreja, pois só ele é o único homem que também é Deus. Uma pessoa divina trazendo em si duas naturezas perfeitamente harmoniosas: a humana e a divina. Ele provou isso por seus inúmeros milagres.
Só Jesus tem o poder e a autoridade de fundar A Religião e a Igreja. E ele estabeleceu neste mundo “a Sua Igreja”; e não deu autorização para ninguém fundar outra.
lobo_ovelha013Como é doloroso ver milhões e milhões enganados, abdicando a Luz para viver nas trevas do erro. Jesus já nos tinha avisado, desde o inicio, no Sermão da Montanha: “Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes” (Mt 7, 15)
Santo Agostinho nos ensina que os pregadores de heresias são dotados de inteligência privilegiada: “Não penses que as heresias são fruto de mentes obtusas. É necessário uma mente brilhante para conceber e gerar uma heresia. Quanto maior o brilho da mente, maiores as suas aberrações”
Algo interessante que a Bíblia nos revela é que também os falsos profetas são capazes de fazer prodígios, com falsidades ou com auxílio do mundo das trevas: “Mas a fera foi presa, e com ela o falso profeta, que realizava prodígios sob seu controle, com os quais seduziria aqueles que tinham recebido o sinal da fera e se tinham prostrado diante de sua imagem” (Ap 19, 20)
Não devemos, portanto, ficar surpresos de que as “maravilhas” aconteçam também onde impera a mentira e a impiedade. São Paulo, ao falar dessas mesmas realidades aos tessalonicenses, os prevenia: “A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro. Desse modo, serão julgados e condenados todos os que deram crédito a verdade, mas consentiram no mal” (2tes 2, 9-11)
É lamentável que muitos católicos se deixem abalar quando pessoas de outras religiões neguem as verdades de nossa fé, solidamente consolidadas. São Pedro já dizia aos cristãos do seu tempo: “Estais preparados para apresentar aos outros a razão da vossa esperança” (1Pe 3, 15)
Extrato do livro “Falsas doutrinas: seitas e religiões.” Prof. Felipe Aquino

sábado, 25 de junho de 2011

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Neste Domingo aprendemos que a hospitalidade é recompensada com geração de vida. Também aprendemos que pelo batismo morremos com Cristo e ressuscitamos com ele para uma vida nova. Assim, devemos amar a Cristo antes e acima de tudo. Devemos ainda nos comprometer com ele por meio de seu seguimento, Portanto, irmãos e irmãs, sintamo-nos acolhidos por Deus que nos recebe com imenso carinho e amor neste XIII Domingo do Tempo Comum, onde vemos que a hospitalidade e a acolhida devem nortear a vida do cristão. Hoje aprendemos que devemos fundamentar a construção da sociedade sob a égide da fraternidade e da solidariedade.
Jesus trouxe a paz a seus discípulos, porém os poderosos da terra não a aceitaram, respondendo com a violência.
A seguir vem o acento sobre a adesão a Jesus acima de qualquer outro vínculo, seja o familiar, sejam os vínculos com o mundo, com seus critérios de segurança e sucesso. Finalmente a característica da missão: o discípulo que anuncia todas estas coisas é o próprio Jesus presente no mundo. O amor a Jesus deve estar acima do amor à família. Os laços familiares representam os vínculos mais fortes do amor-fidelidade. O amor a Jesus deve ser prioritário em relação a estes laços familiares. Ele não vem abolir o afeto familiar. Contudo vem libertar dos laços familiares tradicionais, que refletem mais os interesses terrenos do que o projeto de Deus, pela comunicação do amor divino abrangente, alem dos limitados laços consanguíneos.
O seguimento de Jesus supõe um compromisso destemido, na libertação dos vínculos com o mundo submisso aos poderosos. Tomar sua cruz significa o testemunho de amor e libertação que não se intimidará mesmo diante das ameaças de morte da parte dos poderosos que oprimem e exploram o povo.
Na fala de Jesus, as três referências ao "receber" referem-se à ação missionária. "Quem vos recebe..." é dirigida ao próprio missionário que deve ir consciente de que representa o próprio Jesus que o envia. "Quem receber..." um profeta ou um justo, ou um pequeno, são dirigidas às comunidades destinatárias. Devem acolher com confiança ao missionário que vai como profeta ou justo/fiel ao seu compromisso.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Início da Série

Para quem quiser visualizar a Série "Imitando as Virtudes de Maria" acesse o link logo abaixo do Nome do Blog com o nome da série. Espero que todos os leitores possam aumentar sua fé na Igreja Católica e em Maria. Boa Leitura

sábado, 18 de junho de 2011

Primeira série no blog

 

Não percam a primeira série do blog: “Imitando as Virtudes de Maria”, que contará com sete postagens entre os dias 22/06 e 10/08, onde poderemos refletir sobre as virtudes de Maria e como podemos “imitá-las” a fim de nos tornarmos pessoas melhores em Cristo, fonte de toda a Graça.

Então se programe:

  • Dia 22/06: Profunda humildade e Doçura angélica;
  • Dia 29/06: Paciência heroica;
  • Dia 08/07: Pureza divina;
  • Dia 13/07: Contínua oração e Obediência perfeita;
  • Dia 20/07: Fé viva;
  • Dia 27/07: Mãe do supremo amor;
  • Dia 10/08: Mortificação universal.

Porque comemoramos Corpus Christi?

 

imageA celebração de Corpus Christi é uma festa religiosa realizada na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade. É nesta festa que se comemora a institucionalização da Eucaristia. A data foi oficializada pela Igreja em 1264 e São Tomás de Aquino foi um dos seus ardorosos defensores e divulgadores.

O objetivo da comemoração é resgatar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. A festa marca a introdução da Eucaristia nas missas. A palavra 'Corpus Christi', é de origem latina e significa 'Corpo de Cristo', que nas celebrações da Igreja Católica, é a hóstia consagrada.

A elaboração de tapetes coloridos e com flores para a passagem triunfal da Eucaristia é uma tradição surgida na Bélgica no século XIII. Hoje são utilizados borra de café, casca de ovo e muita serragem colorida para a criação dos tapetes, que servem de homenagem à passagem da procissão.

É Jesus salvador que vem até nós para curar nossas chagas. No evangelho vemos aquela mulher que tinha um fluxo de sangue crônico, a saúde dela estava deficitária, como essa mulher sofreu, gastou todo o dinheiro sem nada conseguir. Foi difícil para ela chegar até Jesus, pois ela O considerava santo. Então foi por traz e tocou na barra de seu manto, e Jesus sentiu que uma força curadora havia saído d’Ele.

Talvez você se sinta como essa mulher impura, com medo de chegar até Jesus, mas Ele sabe de tudo, Ele tudo vê. Talvez você se sinta hoje uma pessoa destruída, não por você, mas por alguém, talvez você se sinta como um “cachorrinho”, mas até mesmo um cachorro procura a presença do seu dono.

Jesus está dizendo: tenha fé, confiança, mesmo que você esteja se achando indigno você veio e sua fé te salvou. Deus vai reconstruir sua vida. Ponha sua vida inteira aos pés de Jesus. Você se encontrou com o Sangue de Jesus que pode te salvar.

Domingo da Santíssima Trindade

 

 

Padre Paulo Ricardo

No domingo dia 19/06 celebramos a festa da Santíssima Trindade, Deus, no seu grande amor, enviou seu Filho ao mundo para comunicar a vida eterna a todos que nele creem.

Este "mundo" tem uma estrutura que se opõe a Deus, mas Deus vem, com amor, para transformar e libertar este mundo. O mundo é criação de Deus e Deus dá seu Filho único ao mundo para elevá-lo à plenitude da paz e da vida eterna. O Filho é a "luz do mundo" (Jo 1,9; 3,19; 8,12; 9,5; 12,46), e Jesus dá a vida pelo mundo (Jo 6,33). "Deus amou tanto o mundo que deu seu filho único", enviando-o pela sua concepção no ventre de Maria, na encarnação.

Jesus, o novo Adão, já é a realidade da nova humanidade: é o homem que, na condição de filho de Deus, já é divino e eterno. O fruto do amor não é a condenação, mas a libertação de toda opressão, que é realizada por Deus com o dom gratuito da vida eterna, e alcançada pela fé.

Deus é amor! Deus envia seu Filho Jesus não para julgar e condenar, mas como portador do amor divino, no Espírito Santo, para comunicar a vida aos homens e mulheres. É um renascer para a eternidade, é a ressurreição.

Os discípulos eram do mundo, mas foram libertados de seu poder e de sua ideologia, perniciosa e maléfica, pela adesão ao projeto de Jesus. Eles são a semente da libertação do mundo. O crer é a porta para a vida eterna. Crer no nome do Filho é seguir Jesus. É ser portador da misericórdia e da vida ao mundo. É testemunhar e viver o amor na comunidade. É desvelar a presença do amor de Deus no mundo.

Ler Jo 3, 16-18 clique aqui

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fique atento!!!

A partir do dia 20/06 o Blog contará com novos conteúdos e maior interatividade. Uma das novidades é a ferramenta curtir do FACEBOOK, que aparecerá em todas as postagens, assim você poderá compartilhar todo o conteúdo do blog com seus amigos .
Todo mês haverá um pequeno fórum com um tema específico onde poderá ser trocadas ideias em um ambiente cristão sendo que os melhores comentários sairão no jornal da Paróquia, o "Sal e Luz". E ainda, mais notícias da Igreja Católica no Brasil e no Mundo poderá ser encontrada em nosso Blog.
Por fim, será disponibilizado periodicamente pequenos estudos da Bíblia e de temas da Igreja, além de todos os sábados uma reflexão do Evangelho de domingo. Resumindo, não se esqueça desses dias:
  • Todos os Sábados uma reflexão do evangelho;
  • Todo dia 1º de cada mês um pequeno fórum de discussões com duração de 7 dias;
  • Toda semana novas postagens;
  • As postagens especiais serão avisadas com antecedência.